(Publicado originalmente em Seg, 08 de Junho de 2009 19:20)
Por Reynaldo Domingos Ferreira
A estreante cineasta Courtney Hunt expõe, em Rio Congelado, um quadro constrangedor da miséria americana, ao narrar a história de duas mulheres, de mundos diferentes – uma branca e uma indígena –, que se unem, às vésperas das comemorações natalinas, na luta desesperadora pela sobrevivência dos filhos.
Autora do roteiro e diretora, Hunt situa o drama das duas mães num lugarejo da região norte do Estado de Nova York, perto da reserva indígena St. Regis Mohawk e da fronteira com o Canadá, onde as condições climáticas, no inverno, são arrasadoras.
Não fosse o episódio da bagagem de um casal de paquistaneses deixada pelo caminho, inserido de forma gratuita, o roteiro de Hunt é muito bom e original. Em suas entrelinhas, dá azo ao espectador de observar como a luta pela sobrevivência é capaz de levar duas criaturas, separadas pelo ódio da segregação racial, a se solidarizarem. E deixa evidente também, aos que ainda insistem em não querer ver, como é importante que se respeite a jurisdição dos indígenas sobre os seus territórios demarcados.
A atuação de Melissa é realmente soberba pela maneira como sabe explorar a linguagem dos olhos e do rosto em complementação à sua expressão física. É tudo detalhado, embora a atriz consiga obter isso de forma muito sutil.
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
FICHA TÉCNICA
RIO CONGELADO
FROZEN RIVER
EUA/2008
Duração – 98 minutos
Direção – Courtney Hunt
Roteiro – Courtney Hunt
Produção – Heather Era e Chip Hourithan
Fotografia – Reed Dawson Morano
Trilha Sonora – Peter Golub e Shazad Ali Smaily
Edição – Kate Williams
Elenco – Melissa Leo (Ray Eddy), Misty Ulpham (Lila Littlewolf), Charlie McDermott (Troy Eddy), Michael O´Keefe (Finnerty), James Reilly (Rick Eddy), Jay Klaitz (Guy Versailles)