(Da Folha de são Paulo) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.
“O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”, diz nota do Sírio-Libanês.
A reportagem está tentando contato com a assessoria do ex-presidente para comentar o assunto.
Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome.
Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
Segundo o site do jornal O Globo, Lula deixou o centro cirúrgico onde fez a bióspia e foi levado para um quarto no Sírio-Libanês. O ex-presidente deve ter alta do hospital ainda hoje .
O médico Artur Katz, um dos que acompanharam o ex-presidente, disse que o tumor de Lula é um carcinoma epidermoide. Segundo a Associação Médica Brasileira, o carcinoma é um câncer de origem epitelial, tecido que reveste cavidades internas de determinado órgão.
O ex-presidente Lula da Silva fez aniversário na quinta-feira e gravou um vídeo, que reproduzimos acima, no qual ele fala da importância do uso das redes socais na internet, citando o Twitter: “Se vocês continuarem tuitando cada vez mais, vão consolidar a democracia, vão democratizar os meios de comunicação. A gente vai ter informações, em tempo real, sem que as pessoas mudem aquilo que a gente quer falar, sem que as pessoas mudem a nossa cabeça. Nós agora fazemos a nossa cabeça. E graças a vocês (internautas), tem muita gente sabendo que eu fiz aniversário”.
Vamos tuitar sempre para fazer deste país uma grande democracia, diz ele. No vídeo, Lula não consegue descontrair a fisionomia, que parece tensa, talvez produto da doença ou da preocupação com a situação incômoda que o levou aos médicos.