Home América Latina 31/10, Comemoremos o dia do Sacy Pereré

31/10, Comemoremos o dia do Sacy Pereré

1

Somos Todos Sacys from Confraria Produções on Vimeo.

Recebemos do sgeral, serviço de email do site do MST, Movi8mento dos Trabalhadores ruarias Sem Terra, a mensagem que se segue, e assinamos em baixo, acompanhada deste vídeo sobre o Sacy Pererê: “31.10.2011 – Nesses dias em que a mente colonizada celebra o Dia das Bruxas (que é uma bonita festa nos EUA), nós, recuperando nossos velhos mitos, celebramos o Dia do Saci. E para quem não conhece a história desse negrinho de uma perna só, que carrega o barrete vermelho da liberdade e fuma um petenguá, segue a belíssima produção de Rudá K. Adrade e Sylvio do Amaral Rocha: Somos todos Sacys”.

O vídeo-documentário é produzido pela Confraria Produções em co-produção com a Rede SESCSENAC de Televisão e pretende mostrar a vida, paixão e morte do mito na tradição oral e suas re-significações nos dias atuais. Sendo este mito a alegoria de nossa cultura antropofágica, a relevância para o debate em torno do Sacy se faz pela motivação de pensar e redescobrir o Brasil.
“Você já viu um Sacy? Acredita em Sacy? Como é o Sacy?
Por dois anos, os diretores desse documentário percorreram o interior de São Paulo formulando essas perguntas aos paulistas. Desse passeio encantado originou-se um filme lúdico e poético, tipicamente brasileiro, recheado de iconografias e desenhos, amparado numa pesquisa de tirar o fôlego”, diz a mensagem do filme..

Direção e roteiro: Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha / Montagem: Felippe Brauer, Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha / Animação: Érica Valle / Arte: Marcelo Comparini / Edição e Finalização: Felippe Brauer/ Locução: Tereza Freire / Produção de Campo: Jaime Soares / Músicas de: Batuque de Umbigada interpretado por Batuque de Tietê, Capivari e Piracicaba – Anecide Toledo, Duo Portal, Grupo Cachoeira!, Ivan Vilela, Kiko Carneiro, Gustavo Barbosa e Quarteto Perêrê

1 COMMENT

  1. Um pouco complexo esse site hem !? Como o Senne disse ai em cima M sica vem antes de Produ o ocnocrdo plenamente, por m uma pessoa que entende de m sica utilizaria ele como um slave como algo raramente auxiliar e n o como utilit rio necess rio a ideia dos criadores timo e melhor ainda a sua de divulgar ao menos teremos um pouco menos de bom gostos mas pra que n o entende, eu creio que n o ser um site que far uma m sica como voc disse, mas espero que isso gere algumas melodias e cad ncias, ao menos uma j seria uma ajuda.=]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here