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Crítica do filme A Toda Prova

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Com todos os exageros do gênero, Steven Soderbergh realiza no thriller de espionagem A Toda Prova instigante exercício de direção ao abordar, com um elenco de astros famosos, em parte afiadíssimo, a história do complô que poderosos agentes armam para eliminar a destemida espiã de uma empresa particular, contratada pelo
governo americano para uma missão especial.

O roteiro, escrito pelo britânico Lem Dobbs (Dark City), propicia a Soderbergh (Che), além de muita ação, a possibilidade de criar um estilo narrativo, não satírico, que impregna no espectador um sentido de ambiguidade ( ou de incompreensão), mas que o mantém a todo tempo envolvido pela trama. Em termos de fixação do perfil das
personagens, tudo é muito direto, sem maiores rodeios.

Na região Norte do Estado de Nova York, Mallory Kane (Gina Carano) entra num restaurante de beira-estrada, senta-se a uma das mesas, e aguarda. Logo em seguida, um carro estaciona em frente ao prédio, e dele sai um jovem bem apessoado
Aaron (Channing Tatum), que ela demonstra conhecer, pois, ao vê-lo pela janela, exclama: – Diabo!…

Após uma breve conversa com Mallory, Aaron , seu ex-namorado, insiste para que o acompanhe até o carro, o que ela recusa. Os dois lutam freneticamente. E Aaron só não consegue levar Mallory, graças à pronta intervenção de Scott (Michael Angarano), um dos fregueses do estabelecimento, que o desarma, enquanto ela o
golpeia, deixando-o desacordado.

Tomando posse, de imediato, da arma, Mallory intima Scott para, em seu carro, ajudá-la a fugir, assumindo ela naturalmente a direção do veículo. Durante a fuga, com a polícia rodoviária em seu encalço, dada a alta velocidade que desenvolve, Mallory narra a Scott, amedrontado, toda a barafunda em que ela se meteu.

Em agilíssimo flashback, Soderbergh – que vem de experiência desastrosa em Contágio – reconstitui reunião, ocorrida na semana anterior, entre o agente da CIA Coblenz (Michael Douglas), seu contato, Rodrigo (Antonio Banderas), o ex-namorado de Mallory e o diretor de sua empresa Kenneth (Ewan McGregor), em que fica acertado o contrato da firma para resgatar Jiang (Antony Brandon Wong), sequestrado em Barcelona.

As sequências mais refinadas, do ponto de vista estilístico, em que a direção de Soderbergh ganha um tom de desapontamento amoroso, característico dos filmes de Billy Wilder ( O Pecado Mora ao Lado) – que foi, por sinal, grande amigo de Dobbs, oroteirista – acontecem em Dublin, na Irlanda, para onde Mallory é enviada por Kenneth.

Dessa feita, para cumprir outra missão, Mallory vai ter de fingir ser esposa de Paul (Michael Fassbender), agente da Inteligência britânica, que ela ainda não conhece. Os dois deverão comparecer a uma festa, que terá lugar nos suntuosos salõesda Russborough House, verdadeiro monumento arquitetônico irlandês.

Para ser visto e observado, o casal precisa demonstrar, em todos os lugares, que um está muito apaixonado pelo outro. Assim, o beijo que eles trocam, na chegada, é focalizado à moda antiga, isto é, num clima de romantismo de tal ordem – pontuado pela excelente trilha sonora de David Holmes – que nada leva o espectador a desconfiar
que tudo aquilo pode terminar em tragédia, a qual não sinalizará ainda o inesperado e, para alguns, chocante final do filme… Mas é assim o mundo da espionagem!

Se o roteirista Dobbs não gosta de detalhar as personagens, os atores não têm muito que fazer, a não ser explorar a postura em cena, que é o forte de Michael Fassbender (Shame), em justa evidência atualmente. Sua atuação, embora numa ponta, a de Paul, é perfeita. Quase o mesmo se pode dizer de Michael Douglas (Wall Street),
como Coblenz, de Ewan McGregor (Anjos e Demônios), no papel de Kenneth e de Channing Tatum (Meu Querido John), que é Aaron. Gina Carano, intérprete de Mallory, é elegante, bonita e exímia lutadora de artes marciais, mas nada entende da
arte de representar. E Antonio Banderas (O Príncipe do Deserto), como Rodrigo, é aquele mesmo que a gente já conhece.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
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FICHA TÉCNICA
A TODA PROVA
HAYWIRE
EUA/ Irlanda/2012
Duração – 93 minutos
Direção – Steven Soderbergh
Roteiro – Lem Dobbs
Produção – Gregory Jacobs
Fotografia – Peter Andrews
Trilha Sonora – David Holmes
Edição – Steven Soderbergh
Elenco – Gina Carano (Mallory Kane),Michael Angarano (Scott), Channing Tatum
(Aaron), Michael Douglas (Coblenz), Antonio Banderas (Rodrigo), Ewan McGregor
(Kenneth), Julian Alcaraz (Victor), Antonhy Brando Wong (Jiang), Michael Fassbender
(Paul), Mathieu Kassovitz (Studer), Bill Paxton (John Kane).

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