Home Cinema Crítica do filme O Corvo

Crítica do filme O Corvo

0


Inteligente pela forma com que faz a adaptação literária, com o autor participando dela, O Corvo, de James McTeigue, é um thriller, que narra a história de um psicopata, responsável por assassínios em série, em Baltimore (EUA), no século XIX, tais como são reproduzidos nos contos de Edgar Allan Poe, um dos mais importantes escritores americanos, criador do romance policial, também nascido naquela cidade.

O roteiro de Ben Livingston e Hannah Shakespeare, enxuto e bem estruturado – que nada tem a ver com as anteriores versões da obra homônima, (1915 , 1936 e 1963) -, fixa a ação no ano de 1849, no decorrer dos últimos dias de vida de Edgar Allan Poe (John Cusack), morto em circunstâncias até hoje pouco esclarecidas. O detetive Emmett Fields (Luke Evans), ao investigar o brutal assassínio de uma mãe e de sua filha, descobre que, pelas características, o crime se assemelha muito ao descrito na obra de Poe, Os Assassinos da Rua Morgue, por sinal, uma das mais conhecidas.

Sem conseguir publicar seus contos por algum tempo, no jornal local, Poe se torna um beberão miserável: – Não há mal que não cure um bom conhaque!… – ele diz (e, convenhamos, não há mesmo), enquanto mendiga bebida pelos bares da cidade. Mas nessas condições, ele não deixa também de se apaixonar pela bela e jovem Emily Hamilton (Alice Eve), cujo pai, além de ser militar, Capitão Hamilton (Brendan Gleeson), é uma fera, que o trata com brutalidade pelas abordagens feitas à sua filha.

Ao comparecer à delegacia a fim de ser interrogado por Fields, Poe se mostra horrorizado ao saber que alguém, de mente doentia, se inspire em sua obra para cometer tais atrocidades. Fields aproveita o estado emocional do escritor para lhe propor trabalho voluntário de ajuda à polícia a fim de elucidar os horrendos crimes, o que ele logo aceita. Então, em todos os que se sucedem, são observadas as mesmas circunstâncias criadas em diversos contos, como: O Poço e o Pendulo, O Barril de Amontilado, O Mistério de Marie Rogêt, A Máscara da Morte Escarlate e Coração Delator, traduzido por Coração Revelador. E ainda uma citação, ao começo e ao final do filme, do poema gráfico O Corvo.

Embora nem todos os argumentos dos contos citados estejam bem resolvidos em termos cinematográficos pelo roteiro de Livingston e Shakespeare, possivelmente por economia de meios – já que, como disse, o objetivo parece ter sido o de sintetizar ao máximo as situações –, tem-se como evidência a justeza da adaptação literária, de coloração simplesmente alegórica. A direção de James McTeigue (V de Vingança), apesar de se mostrar, ao início, indecisa na imposição de ritmo adequado à narrativa, tem como atributos: a ambientação, a trilha sonora e as interpretações.

Para conseguir o clima exato para os macabros crimes idealizados por Poe, McTeigue acertou em fazer as locações em Belgrado (Sérvia) e Budapeste (Hungria), ambas de luminosidade fria, captada pelas inspiradas lentes de Danny Ruhlmann. A trilha sonora do jovem maestro espanhol Lucas Vidal, inclui peças de Mendehlson e de Chopin, além de um vibrante Concerto, de sua própria autoria, para acompanhar o belo trabalho gráfico dos créditos finais. John Cusack, como Edgar Allan Poe, tem atuação primorosa, absorvendo a personalidade do escritor e tudo o mais que lampeja à sua volta. O olhar do ator, inquieto a todo tempo,além de refletir sua própria alma, deixa clara a quantidade de recursos interiores por ele utilizados para compor a personagem. O britânico Luke Evans, egresso do teatro, no papel de Emmett Fields, destaca-se, da mesma forma, oferecendo interpretação discreta e firme. E Alice Eve, também inglesa, empresta sua beleza para personificar, em sintonia com Cusack, a musa de Poe, Emily Hamilton.
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
HYPERLINK “http://www.roteirobrasilia.com.br” www.roteirobrasilia.com.br
HYPERLINK “http://www.theresacatharinacampos.com” www.theresacatharinacampos.com
HYPERLINK “http://www.arteculturanews.com” www.arteculturanews.com
HYPERLINK “http://www.noticiasculturais.com” www.noticiasculturais.com
HYPERLINK “http://www.politicaparapoliticos.com.br” www.politicaparapoliticos.com.br
HYPERLINK “http://www.cafenapolitica.com.br” www.cafenapolitica.com.br
FICHA TÉCNICA
O CORVO
THE RAVEN
EUA – 2012
Duração – 111 minutos
Direção – James McTeigue
Roteiro – Ben Livingston e Hannah Shakespeare
Produção – Marc D. Evans,Tevor Macy e Aaron Ryder
Fotografia – Danny Ruhlmann
Trilha Sonora – Lucas Vidal
Edição – Niven Howie
Elenco – John Cusack (Edgar Allan Poe), Alice Eve (Emily Hamilton), Luke Evans (Emmett Fields), Brendan Gleeson (Capitão Hamilton), Kevim McNally (Maddux), Pam Ferris (Senhora Bradley).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here