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Crítica do filme Curvas da Vida

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Por Reynaldo Domingos Ferreira

Como produtor e ator, o republicano Clint Eastwood está de volta em  Curvas da Vida (Trouble With the Curve), do estreante Robert Lorenz – seu parceiro de produção em vários filmes -, que retrata as vicissitudes de um olheiro de baseball  já na fase da velhice, ameaçado de cegueira, o qual insiste, ainda assim, a continuar trabalhando e demonstrando sua  capacidade de descobrir talentos.

Eastwood é Gus Lobel, um octogenário, que há longo tempo presta serviço ao Atlanta Braves .  Apesar de ser considerado, por décadas, um dos melhores profissionais em sua área de atuação,  seus métodos de trabalho, distantes da informática, vêm sendo questionados pela direção do clube, cujos integrantes – principalmente o seu amigo mais chegado Pete Klein (John Godman) – o aconselham a se aposentar.

Mas ele não quer saber disso. Nem mesmo estando consciente, depois de uma consulta médica, de que sofre de glaucoma, doença que poderá cegá-lo de uma hora para outra. A filha Mickey (Amy Adams), que disputa, com outros concorrentes, a vaga de sócia de um escritório de advocacia em Atlanta, preocupada, deixa seus processos de lado para forçar o pai a se cuidar. Ou até mesmo a ajudá-lo em sua missão, já que ele planeja viajar para Carolina do Norte em busca de novos arremessadores, que ele é capaz de identificar pelo simples ruído da rebatida.

Os dois, entretanto, se entendem mal. Mickey guarda mágoa de Gus pelo fato de  ele a ter levado aos seis anos para ser criada por parentes – caso mais ou menos semelhante ao de Gonzaguinha,  em Gonzaga – De Pai Para Filho -, após a morte da mãe num desastre de carro. Além de viajar muito, Gus, segundo diz, não se sentia apto a tomar conta da filha, como pai solteiro. De qualquer forma, pelo que ele lembra, ela estudou em bons  colégios e frequentou uma cara universidade.

Enquanto pai e filha assim se atormentam nesse entrevero, surge, no meio do caminho, conduzindo um calhambeque, Johnny Flanegan (Justin Timberlake), arremessador descoberto por Gus, que não se deu bem na carreira por causa de um acidente. Ele procura, no momento, se firmar também  como olheiro, mas aspira a brilhar na cabine de locução. Logo, como não poderia deixar de ser, ele se encanta com a beleza de Mickey. E, na verdade, não só pela beleza, pois ela não para de receber  chamadas,  pelo celular, do escritório, onde, pelo visto, nada se faz sem ser ouvida a sua opinião.

Flanegan se impressiona ainda mais ao perceber  o quanto Mickey conhece da história  do baseball americano, pois ela lhe faz extensas dissertações sobre as partidas e as jogadas mais famosas ao longo do tempo, revelando ser uma verdadeira enciclopédia do esporte.  É à noite, num bar, entretanto, que o espanto dele se torna maior, ao vê-la jogando bilhar e atiçando os machos, que estão ao seu lado. Um deles, bêbado, se atreve a tocá-la, recebendo  logo um soco na cara de Gus, que a tudo assistia um pouco mais de longe.  Já Flanegan fica, em silêncio, acomodado no lugar onde estava.

Se o argumento é vazio, o roteiro de Randy Brown não sabe explorar, como deveria, algumas situações dramáticas mais expressivas. A par disso, a narrativa de Robert Lorenz é lenta, quase arrastada, beirando a vulgaridade. As interpretações, à exceção da de Amy Adams – lembram-se dela  contracenando,  de igual para igual, com Meryl Streep em Dúvida? – como Mickey, são pouco inspiradas.  Os atores, no geral, se mostram distantes de suas respectivas personagens. Clint Eastwood não faz questão de ceder um milímetro de sua forte personalidade a Gus Lobel, que centraliza em si a ação. E Justin Timberlake, como Johnny Flanegan, não repete os êxitos de suas participações anteriores, como a de A Rede  Social.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA

ROTEIRO, Brasília, Revista

FICHA TECNICA

CURVAS DA VIDA

TROUBLE WITH THE CURVE

EUA / 2012

Duração -111 minutos

Direção – Robert Lorenz

Roteiro – Randy Brown

Produção – Clint Eastwood, Robert Lorenz e Michele Weisler

Fotografia – Tom Stern

Trilha Sonora – Marco Beltrami

Edição – Joel Cox e Gary Roach

Elenco – Clint Eastwood (Gus Lobel), Amy Adams (Mickey) justin Timberlake (JohnnyFlanegan), John Goodman ( Pete Klein),  Scott Eastwood (Billy Clark).

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