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Presidentes valem-se do Twitter para enfrentar a mídia

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Por FC Leite Filho

Autor de http://quemtemmedodehugochavez.com.br

Chefes de governo de todo o mundo, particularmente, da América Latina, têm utilizado as redes sociais como ferramenta certeira para desfazer – e até desmoralizar – as intrigas da mídia tradicional. Jornais, rádios e TVs, de avassaladoras audiências, se vêem obrigados, ultimamente, a se retratar ou a jusitificar as manipulações e preconceitos em seu noticiário. O exemplo mais recente dessa por assim dizer  verdade comunicacional é uma entrevista com o ator Ricardo Darín, publicada pela revista “Brando”, de propriedade do jornal La Nación, de Buenos Aires.

Publicada com estrondo por quase toda a mídia mundial como um libelo contra a presidenta Cristina Kirchner e “o aumento de seu patrimônio”, a entrevista foi de pronto respondida por Cristina no Twitter, com cópia para o Facebook. Sem saber ou já desconfiando da manipulação, a presidenta fez ver ao autor de “O segredo de teus Olhos”, filme que levou, em 2010, o segundo Oscar argentino, os riscos envolvendo as maquinações midiáticas. Citou como exemplo o caso da importação confusa de uma caminhonete que provocou a prisão do ator, em 2001.

A repercussão da carta foi igualmente estrepitosa, porque Cristina tem um exército de 1,5 milhão de seguidores no Twitter (Hugo Chávez tem 3,9 mi, Dilma Rousseff, que não usa a rede para polemizar, 1,7 mi, ), fato que obrigou a mídia, inclusive o mesmo o Grupo La Nación, a reproduzi-la em seus sites e veículos. Ao mesmo tempo, o episódio se transformou no principal tema de debates das redes sociais, cuja audiência é considerada, tanto em número como em qualidade, mais efetiva do ponto de vista de percepção, do que dos próprios meios de comunicação. Surpreendido no meio do tiroteio, Ricardo Darín, pediu uma audiência privada com a presidenta para esclarecer o episódio. Como a celeuma desatada pela sua entrevista continuasse crescendo indefinidaente, Darín resolveu contar a verdade e, arrostando todos os riscos de sofrer um linchamento midiático, denunciou que tinha sido usado:

“Se querem me colocar contra o governo, não contem comigo”, disse, depois de sustentar que “se sentiu usado”pela utilização de suas declarações à revista Brando: “Pegaram o episódio” -frisou- “para armar um golpe de efecto na mídia e isso é diametralmente o oposto do que eu queria”. É possível que agora Ricardo Darín seja brindado co uma audiência na Casa Rosada para por uma pedra no incidente e propiciar um novo palanque para a presidenta, em fase de pré-campanha eleitoral para a renovação da metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado.

Cristina tem ainda respondido pontualmente quase todas as notícias envolvendo denúncias, publicadas, tanto por La Nación, como pelo Grupo Clarín, como se verdadeiros escândalos fossem, sempre utilizando o Twitter, da mesma forma como fazia Hugo Chávez, antes do câncer. A uma matéria ” informando”  que a frota de aviões da Presidência da República  estava quase paralisada, Cristina Kirchner revidou: “”É porque eu disse que o diário La Nación não paga as contribuições à Previdência. Oh meu Deus!”, escreveu. A presidenta se referia a denúncia por ela feita no discurso de recepção da fragata Libertad, em Mar Del Plata, de que o centenário matutino não paga impostos há mais de dez anos.

O La Nación, que foi obrigado, não pela lei, mas para não ficar mal com seus leitores e agentes publicitários, a reproduzir o tuíte presidencial e a dar uma resposta capenga sobre seu delito fiscal, dizendo que, como os outros meios de comunicação, está na dependência de uma decisão da Suprema Corte sobre uma medida baixada na época do então ministro da Economia, Domingos Cavallo: “Por causa desta situação – diz o jornal -, uma grande quantidade dos veículos (de comunicação) do país efetuaram suas obrigações previdenciárias na conta da IVA. A medida que permite a continuidad deste cômputo se encontra atualmente para ser definida pela Corte Suprema de Justiça (clique aqui para a versão do jornal).

Outros tuítes de Cristina:

Campaña estival

“Ayer Clarín y hoy LA NACION. Asociados en la mentira y la desinformación, y de manera alternada, ambos matutinos porteños han pergeñado una campaña estival de desprestigio del gobierno nacional”

Documentos oficiales

Para la nota se tomaron documentos publicados por la Secretaría General de la Presidencia en su sitio web

3 de enero de 2013

Se conoció un documento realizado por la Casa Militar bajo el título “Informe de situación de vuelo de la Flota de la Presidencia de la Nación”

10 de octubre de 2010

En otro informe de la Casa Militar se informa que el T10 está afectado “al servicio exclusivo de la Presidencia de la Nación”

Veja aqui os presidentes das Américas com Twitter

1 COMMENT

  1. I never even thought of snieeg this movie but now after your review I guess I will although am not a fan of Javier Bardem but I love spanish music and art. Thanks for the wonderful review Myassi.

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