Home Política Nacional Pesquisas erram feio na eleição e não se explicam

Pesquisas erram feio na eleição e não se explicam

0

(Publicado originalmente em Seg, 06 de Outubro de 2008 21:00)

O Datafolha e o Ibope erraram feio nas pesquisas sobre a tendência do eleitorado no último pleito municipal de 2008, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, justamente, as três capitais mais importantes do país.
O caso mais grave, como denuncia agora O Globo, ocorreu no Rio: “Quando o Datafolha já mostrava o crescimento do candidato Fernando Gabeira (PV), o Ibope continuou informando o eleitor que a polarização se dava entre Eduardo Paes (PMDB) e Marcelo Crivela (PRB). Gabeira chegou a acusar o Ibope de estar a serviço do PMDB”.
Em São Paulo, os dois institutos colocaram Marta Suplicy (PT) na liderança, e as urnas deram a primeira colocação para o prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Em Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) aparecia muito na frente de Leonardo Quintão (PMDB), tanto no Ibope como no Datafolha, mas, nas urnas, a diferença ficou em apenas dois pontos.
Os diretores dos dois institutos negaram erros e trocaram acusações, principalmente no Rio. O Datafolha avalia que foi o único a detectar o crescimento de Gabeira, na reta final. Já o Ibope acusa o Datafolha de criar “onda” pró-Gabeira.

Veja Matéria completa no Globo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here