Home Economia Economia Internacional A fatura da anarquia liberal

A fatura da anarquia liberal

0
(Publicado originalmente em Sex, 10 de Outubro de 2008)
O economista Joseph Stiglitz observou que as conseqüências da atual crise financeira para o fundamentalismo de mercado serão equivalentes ao que a queda do Muro de Berlim significou para as economias dos países comunistas. Com efeito, a crise bancária desencadeada há um ano por uma avalanche de inadimplência no mercado hipotecário dos EUA demoliu pilares vitais do capitalismo, entre os quais centenárias instituições financeiras essenciais para o funcionamento das engrenagens financistas de Wall Street.

Por Almir Ribeiro (da Carta Capital)

E corroeu, de forma irreversível, a credibilidade do sub-regulamentado mercado financeiro do país e de seus agentes anarquistas.
O que o mundo assistiu na semana passada foi a vaporização dos dogmas da absoluta capacidade do mercado de se auto-regular. Princípios fundamentais do consenso de Washington restaram desmoralizados em seu mais simbólico domínio, na medida em que as opiniões de norte-americanos convergiam em favor da redentora intervenção do Estado para reverter uma situação de falência do mercado financeiro e endividamento dos cidadãos. Doutrinados e doutrinadores viraram a casaca liberal e, dedos cruzados, assistiram à votação do trilionário pacote de injeção de recursos dos contribuintes na veia do mercado. A emergência silenciou os brios liberais e o pacote foi aprovado com sobras de apoio. O mundo terminou a semana bastante diferente, não importa qual seja o desfecho da crise. (Continua…)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here