(Publicado originalmente em Ter, 21 de Outubro de 2008)
A presidente Cristina Kirchner assinou na noite desta terça-feira, 21, o projeto de lei que reforma o sistema previdenciário da Argentina. O projeto elimina os fundos de pensão privados e transfere os recursos para o Estado. O sistema de aposentadoria e pensão passará a ser administrado pelo governo, se o projeto for aprovado pela Câmara e pelo Senado.
“A situação financeira internacional está mostrando que estávamos certos em nossa postura de que o Estado está aí para assumir a responsabilidade de políticas públicas”, insistiu a presidente. “O que estamos fazendo hoje é uma decisão estratégica”, afirmou.
A presidente também se defendeu das acusações da oposição e dos fundos de pensão de que a medida foi desenhada para que o governo engrosse seu caixa. “Quando este governo decide intervir na Aerolíneas Argentinas não o faz pensando no caixa, mas pensando em conseguir competitividade em todo nosso país; quando assumimos a companhia de Águas Argentinas, não pensamos no caixa, mas pensamos nos setores mais vulneráveis da cidade que não contavam com água e esgoto”, argumentou. (Continua no Estadão)
Veja também:
Repercussão no jornal Página 12