
Falo tudo isso agora para lembrar o lançamento do Pixlr, o que chamo de Photoshop dos pobres, pois ele faz as ações básicas do indispensável produto da Adobe: edição de fotos, em termos de redimensionamento de tamanho para envio para a Web, mesclagem, ajuste de brilho e contraste, inversão e, mais importante, trabalha com camadas.
Outro ponto favorável do Pixlr é que ele é super rápido. Há também o Photoshop Express, uma alternativa da Web2 da própria Adobe, mais sofisticado e elegante, mas que demora mais, além de ser um tanto complexo.
Vamos então ver como usar o Pixlr: Vá no endereço http://pixlr.com e vai aparecer uma tela em inglês, que pode ser acionada ali mesmo ou, se você prefere o português ou outra língua, clique num botãozinho contendo a bandeira de seu país. só isto, o Pixrl já estará pronto para uso. Não é preciso preencher formulário, matrícula (application), nada. É tudo direto e sem amolação. Um dado crucial: a disposição e os desenhos das ferramentas são idênticos aos do Photoshop original. Genial, não?
P. S. A imagem que ilustra esta matéria, já foi redimensionada no Pixlr.
_____
Veja ainda: