Os adeptos da francofonia estão habituados a assistir no Brasil à TV5, pelas transmissões a cabo (TV NET, em Brasília, Canal 141) ou pelo seu site www.tv5.org. Mas esta foi sempre muito limitada, apesar de seu projeto grandioso de divulgar o francês, que muitos temem, erroneamente, de estar em decadência. Suas notícias são um tanto desatualizadas e o resto da programação é mais focado naquilo que a gente chama de programas de auditório e em documentário de qualidade relativa.
Mas, francófonos de todo o mundo, e eu me orgulho de ser um deles, não desespereis, porque temos novidades das boas, nessa matéria. A France24 (para ler-se France 24 heurs), um canal todo-notícias, já está aí, no ar, com toda a força – e o melhor, com toda a programação na internet (www.france24.fr). Dizem que já concorrendo com a BBC, na Europa. Na verdade, a France 24 é um projeto do ex-presidente Jacques Chirac para enfrentar a CNN, que na época ainda reinava (hoje, perdeu o lugar de líder mundial para a fundamentalista Fox News e até para a londrina BBC, além de outros canais abertos) e difundir melhor a língua de Molière por este vasto mundo.
Chirac, um gaulista malajambrado que acreditava na grandeur de la France, enfrentou o diabo em matéria de pressão do poder midiático e econômico, que só permitem o ingresso privado nesta área, e conseguiu inaugurar sua TV mundial, a France 24 Heurs, praticamente no último dia de seu governo, em dezembro de 2006. Foi tudo feito a duras penas e a TV começou na internet e por satélite.
Quase foi fechada no governo Nicolas Sarcozy, que não queria ver frutificar uma obra de seu arqui-inimigo, mas resistiu e hoje oferece notícias feresquinhas as 24 horas por dia em francês e inglês (no site www.france24.com) e 10 horas em árabe e uma programação de debates de fazer inveja aos americanos. Ainda não sei se ela fechou algum contrato com os nossos canais a cabo, mas sei que tem contrato com a Sky e outras empresas inglesas, francesas e americanas. Está também super enfronhada com a tecnologia, já podendo ser baixada pelo smartphone e até pelo iPad, como mostra o vídeo acima do Youtube.
Link para baixar a France 24 pelo iPhone
Link para baixar pelo iPad