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Crítica do filme O Amor e Outras Drogas

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Não há nada em Amor E Outras Drogas, de Edward Zwick, que não tenha sido
visto anteriormente em películas do gênero comédia dramática. Nem mesmo a
indefectível sequência do jovem que se convence estar apaixonado e, de repente, sob o
toque romântico da neve que cai, põe o seu caríssimo carro em alta velocidade na
rodovia para alcançar o ônibus em que se encontra a sua amada, a qual, comovida, pede
aos demais passageiros a interrupção da viagem por cinco minutos para poder atendê-
lo…

Embora baseado no livro Hard Sell: The Evolution of a Viagra Salesman, de
Jamie Reidy, que parece ser um depoimento extraído de experiência própria, o roteiro,
repleto de verdadeiros anúncios publicitários – como os que são fartamente exibidos na
televisão americana – de vários medicamentos para melhorar o desempenho psicológico
e sexual do estressado homem moderno, segue, na verdade, o receituário para a mise-en-
scène de outra comédia dramática de Zwick, Sobre Ontem à Noite (1986), inspirada
numa peça de teatro de David Mamet.

A ação se situa ao início da década de 90, quando Jamie (Jake Ghyllenhaal), um
vendedor de produtos eletrônicos, é flagrado ao manter relações sexuais com a amante
do gerente da loja em que trabalha. Demitido, ele recebe, em casa, duras críticas dos
pais, Dr. James Randall (George Segall) e Nancy Randall (Jill Clayburgh), por não
haver concluído o curso de Medicina. O seu bem-sucedido irmão Josh (Josh Gad) lhe
oferece então o emprego de representante do laboratório farmacêutico Pfizer, com a
incumbência de fazer os médicos prescreverem a seus pacientes o uso do antidepressivo
Zolof e do antibiótico Zithromax.

Para obter sucesso na colocação desses produtos – o que poderá levá-lo a ocupar
um cargo de destaque na empresa em Chicago –, Jamie suborna o Dr. Knight (Hank
Azaria) para tê-lo em seu hospital na condição de médico residente a fim de que possa
acompanhar a prescrição feita por ele dos medicamentos de seu interesse. Entre os
pacientes do Dr. Knight, também um mulherengo, Jamie conhece Maggie Murdock
(Anne Hathaway), que já apresenta sintomas do mal de Parkinson. Logo, entretanto, ele
consegue, num intervalo de trabalho e, num beco qualquer, fazer amor com ela.

No pátio do hospital, Jamie enfrenta a ira de Trey Hannigan (Gabriel Macht), o
bem posicionado representante do Prozac e, igualmente, um dos amantes de Maggie.
Naquela noite, ele vai ao apartamento de Maggie. Falha, porém, no momento do
relacionamento com ela, que o aconselha a usar o Viagra, novo produto desenvolvido
por sua empresa para o problema. Ele passa então a vender o Viagra, que o torna
popular no meio médico e o ajuda em seu desempenho sexual com Maggie. Tudo vai
então, para Jamie, às mil maravilhas!…

À medida, porém, que o mal de Parkinson avança, Maggie que, para aviar de
forma mais econômica suas receitas médicas, liderava outros pacientes idosos, em

excursão, de ônibus, ao Canadá, se recusa a dar continuidade ao seu caso amoroso
com Jamie, o qual se desespera. A chorumela assim prossegue e seria indigesta ao
espectador, com prováveis efeitos colaterais, se o filme de Zwick não contasse com
as boas interpretações de Jake Ghyllenhaal e de Anne Hathaway, que improvisam
bastante a fim de evitar a mesmice das situações criadas pelo roteiro, assinado pelo
próprio Zwick em colaboração com Charles Randolph. Ghyllenhaal continua sendo
um ator versátil, disciplinado, com boa postura cênica e perfeito domínio da expressão
facial. Hathaway, muito bonita, que já contracenou com Ghyllenhaal em O Segredo de
Brokebeck Mountain, de Ang Lee, se apoia na confiança que ele lhe inspira para criar
uma personagem discreta, interessante e sem os arroubos melodramáticos de heroína de
uma love story qualquer…
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
www.theresacatharinacampos.com
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FICHA TÉCNICA
AMOR E OUTRAS DROGAS
LOVE AND OTHER DRUGS
EUA/2010
Duração – 112 minutos
Direção – Edward Zwick
Roteiro – Edward Zwick e Charles Randolph, baseado no livro Hard Sell: The
Evolution of a Viagra Salesman, de Jamie Reidy
Produção – Pieter Jan Brugge, Marshall Herskovitz, Charles Randolph e Edward Zwick
Fotografia – Steven Fierberg
Trilha Sonora – James Newton Howard
Edição – Steven Rosenblum
Elenco – Jake Ghyllenhaal (Jamie Randall), Anne Hathaway (Maggie Murdock), Oliver
Platt (Bruce Winston), Hank Azaria (Dr. Knight), Josh Gad (Josh Randall), Gabriel
Macht (Trey Hannigan). George Segall (Dr. James Randall), Jill Clayburgh (Nancy
Randall), Judy Gree (Cindy).

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