Home Cinema Crítica do filme “Inimigos Públicos”

Crítica do filme “Inimigos Públicos”

0

(Publicado originalmente em Dom, 26 de Julho de 2009 18:12)

Por Reynaldo Domingos Ferreira

Veja aqui o trailer.

Ambientado durante o período da grande depressão da década de trinta, Inimigos Públicos, de Michael Mann, é um thriller envolvente, de forte intensidade dramática, que trata da incansável ação empreendida pelo agente policial Melvin Purvis, do FBI, a fim de capturar John Dillinger, tido então como o maior assaltador de bancos dos EUA.
Com base no livro Public Enemies: America´s Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, 1933-34,  de Bryan Burrough, o roteiro, escrito por Ronan Bennett, em colaboração com Michael Mann e Ann Biderman, estabelece um curioso paralelo entre a personalidade do perseguidor e a do perseguido. Eles têm em comum, além do alto sentido de profissionalismo, pelo menos, duas características: a de querer cultivar constantemente a opinião pública e a de tratar bem seus homens de confiança.

Dillinger (Johnny Depp) criou aura de defensor das vítimas da depressão ao assaltar bancos e ao desafiar o governo, uma vez que nenhum tipo de prisão, mesmo a Estadual de Indiana, mostrada ao início do filme, conseguia detê-lo. Seu charme – era homem de apurado bom gosto na maneira de se trajar – e suas audaciosas fugas dos presídios de segurança máxima conquistam as massas, como o fez Jesse James no passado.

Por sua vez, Purvis (Christian Bale) conseguiu se promover diante da opinião públ