Clique aqui para a mensagem de Chávez ao povo e às forças armadas, em 28-12-12
Samuel Pinheiro Guimarães, Alexandre Conceição, Beto Almeida, FC Leite Filho, Helena Iono e Rosilene Corrêa trocaram ideias sobre Hugo Chávez no programa “Contra Corrente”, da TV Cidade Livre de Brasília, Canal 8 da NET (só no DF), na manhã de 26 de dezembro de 2012, e reproduzido em diversos horários pela emissora e já à disposição dos internautas no Youtube. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e Érika Kokay (PT-DF) tinham sido convidados para o debate, mas foram retidos no Congresso durante a tentativa de votar o projeto de Orçamento.
Os debatedores falaram sobre suas respectivas experiências — pessoais em alguns casos — com o líder da Revolução Bolivariana, ou com a sua obra político-social: Samuel Pinheiro Guimarães, como secretário-geral do Itamaraty nos dois governos Lula, traçou com Celso Amorim, nossa política externa independente, tendo seus livros, sobretudo o “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes”, constantemente citados pelo presidente da Venezuela. Este livro está sendo objeto de uma série de debates conduzida na mesma TV Cidade por Beto Almeida, ativista da integração e dirigente da Telesur, que, juntamente com Samuel, explica, ilustra e aprofunda cada um de seus capítulos. Alexandre Conceição, dirigente do MST, contou sua experiência de quatro anos vivenciando o bolivarianismo na Venezuela. FC Leite Filho abordou pontos-chave de seu livro “Quem tem medo de Hugo Chávez?”. Helena Iono abordou o desenvolvimento cultural lançado por Chávez, que presenciou em várias edições da Feira do Livro, a Filven, em Caracas, como editora de obras posadistas. Rosilene Correa, diretora do Sindicato de Professores do DF, falou sobre o fim do analfabetismo e a nova educação venezuelana.
Foram abordados a política internacional do bolivariasmo, os progressos da integração latino-americana, a revolução educacional e cultural lá em curso, as transformações agrárias em busca de soberania alimentar, a expansão dos direitos trabalhistas no país que paga o mais elevado salário mínimo da região, o avanço na democracia participativa através dos organismos de poder popular. Também se abordou o papel da Venezuela no fortalecimento do Mercosul, na construção da Alba, na solidariedade internacional aos povos agredidos pelo imperialismo, aos povos palestinos, iraniano, líbio e sírio, extrapolando a integração para além da América Latina, junto à Russia e à China, e seu esforço permamente pela construção de um mundo de paz, baseado na solidariedade, livre da arrogância do unilataralismo neoliberal que está afundando os EUA e a Europa Ocidental em uma crise sem precedentes.
Assista sua reprise nas seguintes datas:
Quinta, dia 27 de dezembro de 2012, às 10h20
Sexta, dia 28 de dezembro de 2012, às 12h00
sábado dia 29 de dezembro de 2012, às 17h00
domingo dia 30 de dezembro de 2012, às 21h00
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012, às 09h00
terça-feira , dia 1 de janeiro de 2013, às 20h00
O programa teve como âncora o jornalista Beto Almeida, Membro do Diretório da Telesur e presidente da TV Cidade Livre de Brasília.