Home Mídia O declínio do jornal gratuito

O declínio do jornal gratuito

0
(Publicado originalmente em Seg, 17 de Novembro de 2008)

Berna (Suiça) – Por Rui Martins – O desenvolvimento da imprensa gratuita parece já ter chegado ao seu apogeu e começou o declínio. Em diversos países europeus, como a Dinamarca, já ocorreu uma saturação do mercado pelos tablóides gratuitos e, para complicar, com a atual crise, os primeiros a sofrerem serão os jornais distribuídos nas portas do metrô ou nas caixas de distribuição nos pontos de bondes e ônibus.

Isso prova mais uma vez ser impossível se fazer uma previsão correta em matéria econômica. Havia gente jurando terem chegado ao fim os jornais pagos, não só pela concorrência dos portais informativos e interativos da Internet, como pela agressividade com que os jornais gratuitos vinham se impondo.

Eram conclusões apressadas, pois afinal os gratuitos não passaram de um quinto do mercado leitor, em termos mundiais. De acordo com uma pesquisa divulgada, em Madri, numa conferência sobre imprensa gratuita, além de terem cessado de ser impressos dois títulos de jornais, as tiragens ainda existentes na Dinamarca diminuíram de 2 milhões para 500 mil exemplares. (Continua no site Direto da Redação)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here