(Publicado originalmente em Dom, 07 de Dezembro de 2008 08:59)
AI-5 ou Ato Institucional número 5 é o ato discricionário baixado em 13 de dezembro de 1968 pelo regime militar e que fechou o Congresso, retomou as cassações de mandato, as prisões indiscriminadas e a censura absoluta. Era o endurecimento dos militares, que haviam dado o golpe em 1964, mas que até ali tinham relutado em estabelecer a ditadura de fato.
Eles preservaram o Parlamento e até adotaram uma nova Constituição, a de 1967, a qual, embora autoritária, havia sido discutida e aprovada pelos parlamentares da Câmara e do Senado. Mas, na noite daquele 13 de dezembro, diante das manifestações de protestos dos estudantes, como a passeata dos 100 mil, e a movimentação dos políticos em torno da Frente Ampla, os generais, reunidos no Conselho de Segurança Nacional (Presidente, vice-presidente, ministério e forças armadas), decidem instituir a ditadura absoluta, que foi até o chamado do processo de abertura, que culminou com a entrega do poder a um civil, o senador José Sarney, em 15 de março de 1985.
Para marcar os 40 anos do AI-5, o jornal O Estado de São Paulo, traz agora a íntegra dessa reunião, que reproduzimos neste blog, juntamente com a entrevista com o jornalista Carlos Marchi, que pesquisou o material.
Escute a fita da reunião, clicando aqui.